Bati o carro, e agora?

Bati o carro, e agora?

Tempo de leitura: 3 minutos

Bati o carro, e agora?

Vamos imaginar que você acordou cedo e pegou o carro para ir ao trabalho, e que geralmente, o horário que você sai para trabalhar sempre tem trânsito.

E sempre fica naquela, o farol fica verde (porém quase não anda direito) e já fica vermelho rápido.

Então, depois de esperar alguns minutos, o farol fica verde novamente e finalmente o trânsito diminui e os carros começam a andar na velocidade permitida de 80km/h.

Mas de repente, você viu que o trânsito está se formando um pouco mais a frente e diminui a velocidade, mas tem um carro atrás de você que não se atentou a isso e não conseguiu diminuir a velocidade e frear a tempo, e acaba colidindo na traseira do seu carro, o que faz com que o seu carro seja empurrado e bata no veículo que está na sua frente.

Bati o carro, e agora? O que fazer?

Após um acidente envolvendo dois ou mais carros, todos os motoristas devem parar, o melhor é tentar resolver o caso de forma amigável, trocando telefones.

A primeira recomendação para quem não quiser ter dores de cabeça é anotar (ou fotografar) a placa dos outros veículos.

Registro do B.O. não é obrigatório para acionar o seguro, mas é importante, por ser a versão oficial dos fatos.

Em acidentes sem vítima, o B.O. pode ser feito por meio da internet ou em qualquer unidade da PM, no boletim deve constar a cronologia do acidente e informações dos veículos (modelo e placa) e motoristas (nome, RG). Se houver testemunhas, é importante incluir os dados delas também.

Preciso chamar a PM?

Se não houver vítimas, a PM não irá ao local do acidente, a não ser em caso de agressão física entre as partes ou de motorista alcoolizado. Essas ocorrências devem ser reportadas por quem chamar a polícia.

Devo retirar o carro do local?

Se o veículo tiver condições de rodar, você deve retirá-lo da via e estacionar em local seguro, caso contrário, acione o guincho – as seguradoras oferecem esse tipo de serviço.

Deixar o carro impedindo a circulação na via é infração média, com multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

Quem paga?

Em caso de colisão envolvendo dois ou mais veículos, o pagamento dos prejuízos materiais é de responsabilidade do motorista que causou o acidente ou do dono do carro.

É importante tomar nota de tudo, tente chegar a um acordo amigável, peça o telefone do outro motorista e, se possível, os dados da CNH.

No entanto, ele não é obrigado a fornecer essas informações.

Tire fotos dos dois carros, que podem servir de provas caso você tenha que acionar na Justiça o causador do acidente para receber pelos danos causados ao seu carro.

Se houver testemunhas, anote o número dos telefones e confirme se elas poderão depor a seu favor em um eventual processo judicial.

E se eu não conseguir anotar a placa?

Sem os dados da placa, as chances de localização são menores.

Por isso, peça para incluir no registro do B.O. o máximo possível de detalhes sobre o outro veículo como cor, marca e modelo.

Se houver câmeras na via, solicite as imagens ao órgão responsável. Na capital, o pedido deve ser feito à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Bom, agora você já sabe o que fazer caso se envolva em uma colisão de trânsito (isso vale caso batam no seu carro ou se você for o responsável pela colisão também, ok?).

Esse post foi útil para você? Então aproveite e compartilhe com um amigo, combinado? Até a próxima 😊

Leia também: