Tipos de utilização (Seguro Auto)

Tipos de utilização (Seguro Auto)

Tempo de leitura: 4 minutos

Tipos de utilização (Seguro Auto)

Na hora de contratar o Seguro Auto algumas perguntas são feitas para calcular o prêmio, dentre elas temos: se é Seguro novo ou renovação, ano/modelo/marca do carro, quem é o principal condutor, se o veículo tem garagem em casa, o tipo de utilização do veículo etc.

Muitas pessoas não sabem e podem até estranhar o porquê de algumas perguntas serem feitas na hora de calcular o Seguro.

Mas isso se deve a dois fatores principais: ao perfil da pessoa e o risco do veículo, de acordo com isso a Seguradora calcula o valor do Seguro.

Muitos caem no engano de achar que o Seguro pode ser tabelado (ter um valor fixo), mas a realidade é que varia muito e depende do perfil do condutor.

E tem um detalhe muito importante no perfil do condutor que influencia muito no Seguro: o tipo de utilização do veículo.

E o que seria isso? É a principal finalidade de utilização do veículo.

Para melhor entendimento, separei os 4 tipos de utilização mais comuns que as Seguradoras perguntam na hora de calcular o Seguro.

Quais são os tipos de utilização?

  • Lazer

Se restringe a um veículo que é usado somente aos finais de semana e feriados.

  • Locomoção diária

Geralmente, a locomoção diária é muito confundida com lazer.

Enquanto para lazer o veículo é somente utilizado aos fins de semana e feriados, a modalidade de locomoção diária são aqueles pequenos trajetos que são feitos durante a semana.

Como por exemplo: ida e volta à faculdade, ir à academia, buscar filhos na escola, ir ao mercado/padaria/shopping.

Ou seja, tudo o que é feito durante dias úteis.

  • Ida e Volta ao Trabalho

Essa é a utilização mais comum: usada para ir e voltar ao trabalho.

Obs.: mesmo que você utilize o seu veículo apenas 1x por semana para ir trabalhar, já conta como utilização de ida e volta ao trabalho.

  • Comercial

É quem usa o veículo comercialmente.

Seja para visitar clientes, fazer serviços de entrega, serviços de manutenção, prestadores de serviços, mototáxi ou moto entregadores (iFood), Táxi ou Uber (motoristas de aplicativos em geral).

Quais as consequências de não declarar a utilização correta do meu veículo?

Uma observação a ser feita é que, em hipótese alguma, você deve omitir ou mentir qual é o tipo de utilização do seu veículo para o Seguro.

E por quê?

Pois caso haja um sinistro, e o fato ocorrido seja diferente do descrito na apólice, a Seguradora irá se negar a pagar a sua indenização.

Então vamos exemplificar:

Vamos supor que você use o seu carro para ir e voltar ao trabalho e, para fazer com que o seu Seguro fique mais barato, alegou que usa apenas para lazer.

Imagine que você esteja voltando do trabalho, se envolveu em um acidente de trânsito e colidiu com outro carro.

A primeira coisa que você vai pensar em fazer é ligar para o Seguro, afinal, você tem franquia e nada mais justo do que ser indenizado pela companhia de Seguro que você contratou.

Porém, quando a Seguradora for estudar o seu caso e se deparar com a sua apólice, irá perceber que não condiz com o ocorrido, afinal na sua apólice está que o tipo de utilização do seu veículo é lazer, e você usou para ir ao trabalho.

Logo, você não terá cobertura e não receberá indenização em caso de sinistro.

Então fique bem atento a esse ponto!

Ah, e vale lembrar que: caso o tipo de utilização do seu veículo mude durante a vigência do seu Seguro, não se esqueça de realizar o endosso na apólice.

E para facilitar, nada melhor do que um corretor de Seguros de confiança que te ajude, não é verdade?

Então fique tranquilo, pois você pode contar inteiramente com a nossa equipe para estar do seu lado durante toda a vigência do seu Seguro e na renovação.

Faz o seguinte, entra em contato conosco okay?

Será um prazer te atender 😊

Leia também: