O que é SUSEP?

O que é SUSEP?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é SUSEP?

Você sabia que, no mercado de Seguros, existe um órgão que regulamenta esse mercado para dar maior garantia na comercialização dos produtos e serviços das Seguradoras?

Assim como em outras áreas que exigem regras jurídicas, no ramo de seguros também não é diferente.

Aqui no Blog eu sempre falo sobre a importância de ter um corretor de seguros habilitado SUSEP para te atender, e hoje vou te explicar o porquê… Vamos nessa?

O que é SUSEP?

A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) é uma Autarquia vinculada ao Ministério da Economia, criada pelo Decreto-lei nº 73, de 21 de novembro de 1966, é o órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil.

A SUSEP tem o papel de garantir que as empresas cumpram as normas estabelecidas e que todos os processos da contratação do seguro (cotação de seguro, vigência da apólice, indenização em caso de sinistro e outros) estejam de acordo com a Lei.

Além disso, a SUSEP atua na prevenção e combate à fraude no mercado de seguros e é este órgão que analisa a capacidade da Seguradora de cumprir todos os compromissos assumidos.

Por exemplo, vamos imaginar que aconteça um desastre em grande volume (como uma forte tempestade que leve a um alagamento), nesse caso, a Seguradora necessita de fundos de emergência para indenizar o dano que seus segurados sofreram com seus veículos.

E felizmente, os segurados não ficariam desamparados, pois a SUSEP lhes garante a indenização dos danos causados aos carros em situações inesperadas como essa.

Entenda a importância da SUSEP para a contratação do seu Seguro!

Antes de você contratar um Seguro, é necessário verificar duas coisas:

  • Se o corretor de seguros tem habilitação SUSEP

O corretor de seguros de confiança precisa ter habilitação SUSEP, que garante que ele possa atuar no ramo devidamente e que possa comercializar seguros diversos de forma totalmente legal.

  • Se você está contratando um serviço/produto de uma Seguradora e não de uma proteção veicular

Muitas pessoas confundem seguro com proteção veicular, mas há uma diferença muito grande entre eles.

Enquanto um seguro oferecido por uma Seguradora regulamentada SUSEP te oferece garantia e segurança, a proteção veicular não possui uma legislação específica que determine seu funcionamento e logo, não tem garantia.

Então, basicamente podemos concluir que a SUSEP é uma segurança para você, que contrata um seguro (seja ele qual for).

E sabe qual é a boa notícia disso tudo? É que nós da Cristiano Andrade Seguros temos habilitação SUSEP para oferecer nosso serviço com segurança e só trabalhamos com Seguradoras também regulamentadas pela SUSEP.

Ou seja, você fica 100% seguro, protegido e claro, além de um serviço legal e de qualidade, você também garante a melhor experiência para você, sua família e os seus bens.

Agora me diz, você já tinha essa ciência toda do quão importante é a SUSEP?

Leia também: