Seguro Auto cobre enchente?

Seguro Auto cobre enchente?

Tempo de leitura: 2 minutos

Seguro Auto cobre enchente?

O verão está se aproximando, trazendo não apenas dias ensolarados, mas também uma temporada de chuvas intensas (especialmente de janeiro a março), aumentando o risco de enchentes e alagamentos.

Nessas épocas, é preciso que a gente tenha um cuidado redobrado por conta das enchentes e alagamentos.

Mas, vamos ser sinceros, por mais que você tenha muito cuidado, algum imprevisto pode acontecer. Por exemplo, de estar no trânsito ou até mesmo fazendo uma viagem de carro e cair uma forte chuva, te colocando em uma situação de risco (caso tenha uma enchente).

Nesses casos é extremamente importante ter seguro auto.

Mas, a grande pergunta que muitos têm é: o seguro cobre enchentes?

E sim, o seguro cobre, mas existem algumas exceções e detalhes que você precisa observar.  É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue lendo…

Como funciona a cobertura de enchente no seguro auto?

A cobertura padrão de todas as Seguradoras no seguro auto com cobertura compreensiva (completa) inclui proteção contra danos causados pela natureza, como enchentes, chuvas de granizo, ventos fortes, queda de objetos, deslizamento de terra, incêndios e raios.

No entanto, seguros mais básicos, como os de roubo e furto, podem não incluir automaticamente essas coberturas.

Se o segurado desejar proteção contra danos causados pela natureza, é necessário adicionar essa cobertura à apólice, com um custo adicional.

É crucial verificar isso durante a cotação do seguro, garantindo que sua apólice atenda às suas necessidades específicas.

É durante a cotação do seguro que essa decisão deve ser tomada, assegurando que a apólice atenda completamente às suas necessidades e resguardando seu veículo de maneira abrangente.

Exceções: quando o seguro pode não cobrir enchentes?

Há situações que demandam atenção! A cobertura não se estende a alagamentos por água salgada, como em inundações marinhas. Por exemplo, os danos causados aos automóveis por ressacas que inundam garagens perto das praias não estão cobertos.

Além disso, o agravamento do risco pode levar à recusa de indenização.

Se, sabendo dos riscos, o motorista força a passagem em locais alagados, cria-se uma situação em que a Seguradora pode se recusar a cobrir os danos, considerando que o segurado assumiu conscientemente o risco.

É fundamental seguir as orientações dos órgãos públicos em situações de alagamento, abandonando o veículo se necessário.

Caso o carro seja danificado devido a forçar a passagem, a seguradora pode entender que o segurado criou o risco, podendo recusar a indenização.

Agora que você já sabe os detalhes sobre a cobertura de enchentes no seguro auto, é o momento perfeito para revisar sua apólice.

Se ainda não possui um seguro auto ou deseja garantir uma cobertura abrangente, entre em contato conosco para uma cotação personalizada. Espero você!