Como proteger a pintura do carro do sol e da chuva? 

Como proteger a pintura do carro do sol e da chuva? 

Tempo de leitura: 2 minutos

Como proteger a pintura do carro do sol e da chuva? 

Entenda de vez como proteger sua pintura.

Proteger a pintura do carro do sol e da chuva é fundamental para manter seu veículo em bom estado por mais tempo, assim fugindo de prejuízos futuramente.

Você sabia que a exposição prolongada ao sol pode acelerar a decomposição de componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e tintas, levando ao desbotamento e envelhecimento da pintura? 

Além disso, a chuva ácida, comum em áreas urbanas e industriais, contém gases poluentes que podem danificar a pintura do carro.

Para evitar danos causados pelo sol e pela chuva, é importante adotar algumas medidas simples que fazem toda a diferença para o bem do seu carro.

Por que deixar meu carro no sol e na chuva estraga a pintura?

A pintura do carro pode estragar devido à exposição prolongada ao sol e à chuva. 

Segundo o Auto Papo, radiação do sol aceleram a decomposição e o envelhecimento de componentes orgânicos, como plásticos, fibras sintéticas e tintas, ou seja, podem afetar várias partes do carro no sol.

E de acordo com a Auto Esporte, a chuva ácida é aquela que contém, majoritariamente, gases poluentes, como os carbônicos e os nitrosos. 

Este tipo de precipitação é encontrado em áreas industriais e em grandes centros urbanos e apresenta um pH ácido, abaixo de 5.5.

Para evitar danos, é importante tomar medidas preventivas. Evite deixar o carro exposto ao sol por longos períodos, pois a radiação solar pode causar danos à pintura ao longo do tempo. 

Se possível, estacione o veículo em locais cobertos para protegê-lo da exposição solar.

É essencial cuidar do carro diariamente e estar atento aos detalhes. Lavar regularmente para tirar sujeiras e resíduos que possam prejudicar a pintura é muito importante. 

Evite deixar o carro molhado secando ao sol, pois isso pode causar manchas na pintura. Use produtos adequados e evite esfregar com força para não danificar a pintura.

Verifique às vezes se há danos na pintura, como arranhões ou descascamentos, e faça os reparos necessários para evitar que pequenos problemas se tornem grandes. 

Seguindo essas dicas simples, você pode proteger a pintura do seu carro do sol e da chuva, garantindo que ele permaneça bonito e em bom estado por mais tempo.

Outro fator importante a se lembrar, é que carros com cores escuras têm mais chances de danos por conta do sol.

Como resolver isso de vez?

Considerar a aplicação de uma camada de cera protetora na pintura pode ajudar a criar uma barreira contra os ácidos presentes na chuva ácida.

E para dias mais quentes, uma capa protetora sem dúvidas é a melhor opção para se usar, além de melhor custo benefício, deixando você e seu bolso longe de problemas. 

Enfim, proteger a pintura do carro requer cuidados simples, mas que podem fazer toda a diferença na conservação do veículo. 

Se você quiser mais dicas sobre carro, me siga no Instagram e acompanhe os stories para ficar por dentro de tudo @cristianoandradeseguros, combinado? Espero você.