Diferença entre Seguro x Proteção Veicular

Diferença entre Seguro x Proteção Veicular

Tempo de leitura: 4 minutos

Diferença entre Seguro x Proteção Veicular

Proteger o seu veículo (seja carro ou moto) é indispensável, e isso não é novidade para ninguém.

Mas mesmo a grande maioria dos brasileiros tendo essa consciência, você sabia que apenas 30% dos carros que circulam no Brasil contam com seguro?

Segundo pesquisas feitas em 2022, o Brasil conta com quase 60 milhões de automóveis registrados no país, mas frota total é muito maior e passa de 100 milhões.

Ou seja, cerca de 70% da população brasileira não tem seguro automóvel.

É um número bastante impressionante, né? Infelizmente a maioria das pessoas, mesmo sabendo da importância de proteger o veículo, ainda negligenciam a proteção e segurança do carro.

Mas felizmente, ainda assim há muitas pessoas que prezam por proteger o seu veículo e não renunciam a isso.

E com tantas opções no mercado, qual seria melhor escolher para seu veículo?

Esse é um questionamento muito comum, e quando falamos de automóvel logo vem a dúvida: seguro ou proteção veicular?

E é isso que nós vamos esclarecer hoje.

Continue lendo…

Qual a diferença entre Seguro e Proteção Veicular?

Seguro e proteção veicular são duas opções de proteção para o seu carro, mas elas funcionam de maneiras diferentes.

O seguro é um serviço realizado pelas seguradoras, empresas privadas, ou seja, com fins lucrativos.

Ele é regulamentado pela SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão governamental responsável pela autorização, controle e fiscalização dos mercados de seguros no Brasil, e é a SUSEP que protege os segurados e fornece garantias legais.

Basicamente, o seguro automotivo é um contrato entre você e uma Seguradora, no qual você paga um valor mensal ou anual para que o seguro cubra os danos causados ao seu carro em caso de sinistro (acidente, roubo, incêndio, danos causados a terceiros, entre outros) e te pague a indenização, e também inclui serviços da assistência 24h (no caso do seguro compreensivo).

Já a proteção veicular é realizada por meio de cooperativas sem fins lucrativos a fim de buscar o menor custo para seus sócios.

As associações de proteção veicular não possuem uma legislação específica que determine seu funcionamento, ficando amparadas somente pela OCB (uma entidade responsável por associações de diversos segmentos).

Na proteção veicular, as pessoas possuem riscos compartilhados e elas pagam uma mensalidade (como se fosse um rateio) para ter as coberturas contratadas, e quando houver sinistro o dinheiro para cobrir o dano sai de um fundo pago pelos associados.

E em caso de sinistro (acidente, roubo/furto, incêndio e outros) a indenização é feita usando os recursos arrecadados para esse fundo a cada mês.

E qual é a melhor opção para o meu veículo?

Bom, de fato, tanto o seguro quanto a proteção veicular são muito semelhantes e têm coberturas e serviços parecidos.

Porém, precisamos dar ênfase ao serviço que irá nos dar segurança durante os 12 meses de contratação.

E o que precisamos analisar é que o seguro, embora seja mais caro, oferece muita garantia ao segurado (cliente).

Tanto com serviços que ele terá direito de utilizar no seguro contratado (assistência 24h, carro reserva, danos materiais etc) quanto ao pagamento da indenização do seguro em caso de sinistros e PT.

Já a proteção veicular é realmente muito mais barata e embora seja muito parecida com o seguro, não dá garantias concretas de amparo nos casos de sinistros.

Pois pelo fato de ser uma associação que arrecada contribuição das pessoas associadas, pode ser que não tenha o valor em caixa para indenizar o participante da associação em caso de sinistros.

Logo, as responsabilidades são maiores, uma vez que o associado não é um simples um cliente.

Realmente a proteção veicular é mais econômica, mas trás consigo muitos riscos que um seguro convencional não traria.

Então, se formos levar todos esses pontos em consideração vamos chegar à conclusão que vale muito mais a pena contratar um seguro, pois nos garante segurança em todos os sentidos.

Agora eu gostaria de pedir que você avaliasse todos esses pontos e pensasse bem o que vale mais a pena: pagar mais barato e correr algum tipo de risco ou pagar um pouco mais caro e garantir a sua tranquilidade e a proteção do seu veículo?

E aí, o que você prefere?

Mas é claro que você pode contar conosco para te orientar quanto a isso, clique no botão abaixo e fale com a gente para te ajudarmos a tomar a decisão correta, que tal?

Leia também: