O que é endosso?

O que é endosso?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é endosso?

Quando você vai contratar um Seguro, é super normal ouvir termos e nomenclaturas diferentes e que não estamos acostumados.

Mas é claro que, antes de contratar um Seguro (seja ele qual for), é preciso que você esteja por dentro das principais informações para que tenha êxito na sua contratação.

E é exatamente esse o propósito do post de hoje!

Alguma vez você já se deparou com o termo “endosso” e ficou confuso sobre o significado?

Fique tranquilo porque vamos te explicar tudinho para que fique bem esclarecido para você.

O que é Endosso?

O endosso é um documento que realiza toda e qualquer alteração na apólice original do Seguro.

E tem por finalidade garantir que a apólice se mantenha atualizada e que o contrato de Seguro esteja alinhado à real situação do segurado.

Qualquer tipo de alteração realizada nas condições de um contrato de Seguro gera um endosso.

Como funciona o endosso na prática?

A realização de um endosso pode acontecer em momentos de inclusão ou exclusão de coberturas (como carro reserva, cobertura de vidros, guincho km ilimitado etc.) ou de alterações do seu bem na apólice.

Vamos imaginar que você tenha contratado um Seguro para o seu veículo e 3 meses depois vendeu o seu carro e comprou um novo.

O que você faz nesse tipo de situação?

É necessário que você faça o endosso na sua apólice, ou seja, faça a alteração do carro antigo pelo novo.

E você precisa ficar muito atento, pois o endosso deve ser feito sempre que houver alguma alteração em sua apólice que implique no valor do prêmio. Como nos casos de:

  • Mudança de endereço;
  • Novo local de circulação ou estacionamento do veículo;
  • Mudança do tipo de utilização;
  • Cadastro de novos condutores do veículo;
  • Inclusão ou exclusão de coberturas;
  • Mudança de CEP de pernoite;
  • Substituição do veículo;
  • Transferência de Seguro.

Outro detalhe importante a ser dito é que normalmente endossos ocasionam em alterações no valor do Seguro, pois há uma mudança no risco calculado.

Podendo ficar mais caro ou mais barato (dependendo do risco).

Por exemplo: se você utilizava o seu veículo apenas para lazer e vai passar a usá-lo para ida e volta ao trabalho e deixar o carro estacionado na rua, o valor do prêmio pode aumentar (pois o risco também aumenta).

Outro exemplo: mudar de uma região com maior índice de roubos para uma região com menor índice, a probabilidade do seu Seguro ficar mais barato é bem grande.

Então, em casos de alterações ou inclusão de mais coberturas que aumentem o preço, é necessário pagar a diferença.

Já em casos de exclusões de coberturas ou alterações que diminuam o preço, a Seguradora faz a devolução do dinheiro já pago.

Porém, também há casos de endossos que não geram diferenças de valores, como: correção da cor do veículo, numeração do documento etc. (pois são alterações que não afetam diretamente o risco e consequentemente não alteram o valor do Seguro).

Lembre-se sempre: é de extrema importância realizar o endosso para que você não fique sem indenização em caso de sinistro!

Agora vem uma dica de ouro: tenha sempre um corretor de Seguros de confiança para que ele faça todo esse processo para você e te oriente sobre as melhores condições que atendam as suas necessidades e se encaixem ao seu perfil.

Fique tranquilo quanto a achar um Corretor de Seguros de confiança, pois saiba que você pode contar conosco a todo momento e para tudo o que você precisar.

É simples, basta entrar em contato conosco e deixe que a gente cuide de todo o resto para você, que tal? 😊

Leia também: