Tipos de Vistoria do Seguro

Tipos de Vistoria do Seguro

Tempo de leitura: 3 minutos

Tipos de Vistoria do Seguro

Talvez você não saiba, mas grande parte da população brasileira ainda não tem seguro, segundo pesquisas apenas 30% dos carros que circulam no Brasil possuem seguro automóvel.

Isso pode se tratar de um fator cultural, em que grande parte dos brasileiros não se planejam e não pensam no amanhã.

E mesmo quando falamos da proteção e segurança de carros com o seguro auto, somente um terço da população contrata. É um número bem baixo, não é mesmo?

E mesmo sendo um número bem abaixo do esperado, o seguro automóvel é a apólice mais comercializada no país, isso porque o índice de roubos e furtos também é alto.

Bom, um dos temas mais frequentes do nosso Blog diz respeito ao seguro auto, justamente porque é um dos seguros contratados mais comuns entre as pessoas,

Mas, a minha intenção aqui é te mostrar o quão importante é darmos atenção pra esse tipo de seguro, para que você e outras pessoas enxerguem que é um investimento para proteger você e o seu carro, além de te ajudar a evitar prejuízos.

No entanto, para que o seguro funcione de forma adequada, é importante se atentar a alguns detalhes como realizar a vistoria do carro.

O que é vistoria?

A vistoria é um processo de avaliação do veículo, realizado por um profissional da Seguradora.

Ela serve para identificar possíveis danos e avaliar o estado geral do carro, além de garantir que ele atenda aos requisitos necessários para ser coberto pelo seguro.

Alguns dos principais pontos verificados na vistoria do carro incluem:

  • Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV)
  • Sistema de frenagem
  • Sistema de iluminação
  • Motor
  • Pneus e rodas
  • Lataria
  • Sistema elétrico
  • Entre outros

A vistoria é realizada no momento da contratação do seguro auto.

Ela é importante, pois garante que o veículo esteja em condições adequadas para ser coberto pelo seguro.

Se houver algum dano ou problema identificado na vistoria, é necessário realizar as devidas correções para garantir a cobertura.

Quais são os tipos de Vistoria do Seguro?

  • Vistoria prévia

A vistoria prévia é feita na contratação do seguro, é a inspeção que a seguradora realiza nos veículos antes de aceitar segurá-lo.

O intuito é verificar a situação geral do carro (análise de documentos, estado de conservação do automóvel e acessórios).

  • Vistoria cautelar (ou de procedência)

Geralmente, esse tipo de vistoria é exigido quando um automóvel usado é vendido.

Essa vistoria é uma análise para verificar a originalidade dos itens de um veículo, serve exatamente para atestar a condição geral do veículo.

Os itens verificados são: número do chassi e motor, se houve registro de roubo e furto, documentação, se é um veículo de leilão, entre outros.

  • Vistoria para transferência

O próprio nome já diz, é quando há transferência de documentação para outro proprietário ou também quando há alteração de endereço do atual dono do veículo.

Porém há uma observação importante a ser feita, esse tipo de vistoria também é exigida quando há sinistro ou em caso de mudança de itens originais de fábrica do automóvel (para analisar a existência de irregularidades ou fraudes).

As alterações realizadas no veículo deverão constar na base de dados do Departamento de Trânsito (Detran), no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

Em resumo, a vistoria do carro é uma etapa fundamental na contratação de um seguro auto.

Ela garante a proteção do veículo e do proprietário, e é importante para garantir que o seguro funcione da melhor forma possível.

Por isso, é recomendado que a vistoria seja realizada regularmente e com a atenção necessária.

Agora me diz, esse post foi útil para você? Então compartilhe com um parente ou amigo e nos siga nas nossas redes sociais, combinado?

Até mais!

Leia também: