O que é melhor: endosso ou um novo Seguro?

O que é melhor: endosso ou um novo Seguro?

Tempo de leitura: 2 minutos

O que é melhor: endosso ou um novo Seguro?

Quando se vai cotar um Seguro, é necessário informar seus dados pessoais, informações do seu veículo e o tipo de utilização para que, de acordo com o seu perfil e com o risco, a Seguradora calcule o prêmio do Seguro.

Mas e se, após o fechamento do Seguro, você precisar trocar alguma informação na apólice?

Como: mudança de endereço, diferente tipo de utilização do seu veículo, alteração do principal condutor ou até mesmo a troca de automóvel.

Nesse caso, a solução mais comum é a realização do endosso.

O endosso é indicado caso haja qualquer mudança que esteja diferente da apólice, ou seja, uma “retificação” do contrato em vigor.

Isso para que, em caso de sinistro, você receba a indenização da Seguradora pelo fato da apólice estar condizente com a sua realidade.

Okay… Mas e se, ao invés de realizar o endosso, fosse feito um Seguro novo?

É mais simples fazer o endosso ou contratar um Seguro novo?

Isso depende muito do caso de cada segurado, afinal varia muito de acordo com o perfil da pessoa.

Vamos entender um pouco mais a respeito.

Vamos supor que durante a vigência do seu Seguro você troque de veículo, porém quer manter as mesmas coberturas e assistências (tudo o que já está na apólice), nesse caso o mais indicado seria a realização do endosso.

Lembrando que o endosso pode gerar uma restituição (caso o valor do Seguro fique mais barato após a alteração) ou uma cobrança (se o valor do Seguro ficar mais caro), ou até não causar nenhuma influência sobre o valor do seguro (em alguns casos).

Mas e se, além da troca do veículo, você queira outras mudanças na apólice, como: tipo de utilização diferente do veículo, incluir novas coberturas, trocar o principal condutor etc.

Nesse caso, compensaria cancelar o Seguro vigente e fazer uma nova cotação, para um Seguro novo.

As Seguradoras oferecem as duas opções, tanto a de realizar o endosso quanto a de realizar um Seguro novo, agora é só escolher o que se encaixa melhor ao seu caso.

Vale ressaltar: em hipótese alguma deixe de realizar as devidas alterações e nunca minta para o Seguro para evitar pagar mais caro.

Pois se ocorrer um sinistro, a Seguradora poderá negar pagar a sua indenização por ver que a sua apólice está diferente da sua realidade.

Então seja sempre correto no Seguro caso haja alguma mudança de perfil, de automóvel ou de outras informações, faça o endosso ou Seguro novo se for o caso.

Combinado?

Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente, será um imenso prazer te auxiliar😊

Leia também: