O que é CPT no plano de saúde?

O que é CPT no plano de saúde?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é CPT no plano de saúde?

Se você está à procura de um Plano de Saúde, algumas dúvidas podem surgir e é importante entender os serviços e procedimentos do plano para que você, como beneficiário, esteja bem-informado antes da contratação.

E um dos itens que é de suma importância ter conhecimento (além da carência), é sobre o CPT, você já se deparou com essa sigla?

Continue lendo para entender…

O que é CPT no Plano de Saúde?

Sabe aquelas perguntinhas que são feitas na hora da contratação do plano? Dentre elas, você precisa responder se possui alguma doença ou lesão preexistente (DLP).

Caso, a sua resposta seja “sim” para alguma doença ou lesão preexistente, a operadora do plano pode impor algumas restrições na cobertura para que você possa tratar alguma DLP.

Essa restrição se trata da Cobertura Parcial Temporária, mais conhecida como CPT.

A restrição pode durar no máximo 24 meses (2 anos) a partir da data de contratação e abrange cirurgias, leitos de alta tecnologia e procedimentos de alta complexidade (PAC) ligados à respectiva doença ou lesão preexistente apontada no questionário da contratação/adesão.

Quando ocorre essa restrição, a operadora do plano não tem a obrigação de arcar com os custos da DLP que o beneficiário possui.

Dessa forma, para que o titular do plano possa utilizar os serviços do plano em caso de doenças ou lesões preexistentes, ele pode optar pelo pagamento do agravo (acréscimo na mensalidade do convênio).

E, após os 24 meses (2 anos) o beneficiário passa a ter cobertura normal já inclusa no plano de saúde.

Uma observação importante a se fazer da DPL (doença ou lesão preexistente), é que se refere à complicações de saúde que o beneficiário já tem conhecimento no momento de contratar um Plano de Saúde.

Claro que pode acontecer de o beneficiário não ter conhecimento dessa condição de saúde, nesse caso não seria considerada DLP, o que não pode é haver omissão da doença ou lesão que o beneficiário tem ciência que possui no questionário da contratação do plano, pois isso é considerado fraude e pode causar a suspensão ou rescisão do contrato.

As doenças ou lesões preexistentes (DPL) podem ser: doenças crônicas, câncer, anemia, doenças cardíacas, entre outros.

Fique atento! Existe diferença entre CPT e Carência

Muitas pessoas confundem, mas CPT e carência não são a mesma coisa!

A carência é um intervalo de tempo que divide o início do Seguro e a data de confirmação das coberturas e garantias contratadas. Ou seja, a carência corresponde ao período em que o beneficiário não pode utilizar o plano, mesmo pagando a mensalidade em dia.

Enquanto a cobertura parcial temporária (CPT) trata-se do período em que a operadora do plano não cobre DLP.

Agora me diz, você já sabia disso tudo? É sempre importante se manter informado, não é mesmo?

Por isso, continue acompanhando o nosso Blog para mais conteúdos assim e conta com a nossa ajuda para contratar o seu plano de saúde, combinado? É só entrar em contato com a gente, até mais!

Leia também: