O que é Carência?

O que é Carência?

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O que é Carência?

Há alguns posts estamos tratando bastante do “Segurês” – apelido carinhoso para a linguagem não tão comum do mundo de Seguros.

E alguns termos podem nos causar dúvidas e questionamentos sobre o que se trata.

E foi pensando exatamente nisso que hoje vamos falar de uma palavra muito comum no nosso cotidiano: a carência.

Com certeza você já ouviu essa palavra, seja na televisão, comerciais, redes sociais e outros meios de comunicação.

Mas você sabe o que essa palavra significa no meio de Seguro?

Pode ficar tranquilo porque agora todas as suas dúvidas serão sanadas para você nunca mais se confundir ou esquecer.

Bom, primeiramente é importante saber onde a carência pode ser aplicada, que comumente é no Plano de Saúde, Plano Odontológico e Seguro de Vida.

Sabendo disso, nós podemos prosseguir para entender melhor sobre essa nomenclatura…

Mas afinal, o que é carência?

A carência é um intervalo de tempo que divide o início do Seguro e a data de confirmação das coberturas e garantias contratadas.

Sendo assim, a carência corresponde ao período em que o Segurado não pode utilizar o plano/seguro, mesmo pagando a mensalidade em dia.

Ou seja, o segurado não terá direito à indenização caso ocorra um sinistro passível de ser reembolsado.

O período de carência varia em cada tipo de Seguro e Seguradora.

Além disso, vale ressaltar que o período de carência está previsto em lei, e deve ser cumprido pelo segurado, uma vez que este seja expresso de forma clara na apólice.

Agora vem um dos questionamentos mais frequentes: por que a carência existe?

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Por que a carência existe?

A carência é importante para as Seguradoras em razão da necessidade de se realizar uma reserva para garantir os atendimentos dos segurados.

Muitas operadoras afirmam que não é possível proporcionar assistência total de imediato desde a assinatura do contrato.

Além do mais, a carência evita que o usuário contrate um seguro ou plano de saúde/odonto só para utilizar os benefícios de que precisa (como procedimentos de alto custo) e, logo em seguida, cancele o serviço.

Vamos exemplificar para você entender melhor.

Imagine que um Segurado esteja com uma doença terminal e tenha apenas alguns meses de vida.

E contrata o Seguro de Vida com uma cobertura altíssima com o intuito unicamente de se beneficiar do dinheiro.

Ou então, em casos de Plano de Saúde ou Odonto, supondo que o beneficiário precise de uma cirurgia específica por conta de uma doença e contrate o plano apenas com essa finalidade, pensando em cancelar logo depois da cirurgia.

Então, para evitar fraudes e abusos existe a carência no Seguro.

E quando não há carência?

Em alguns casos o período de carência pode não existir.

Quando o segurado já possui um Seguro, por exemplo, mas deseja fazer alguma alteração no plano ou em casos de renovação do Seguro, a carência pode não ocorrer.

Interessante, não é mesmo?

Agora me conta, você já sabia disso tudo sobre a carência ou é novidade para você?

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