Seguro auto cobre danos causados a familiares diretos?

Seguro auto cobre danos causados a familiares diretos?

Tempo de leitura: 2 minutos

Seguro auto cobre danos causados a familiares diretos?

Há muitas situações que acontecem no dia a dia e no trânsito que podem nos causar dúvidas relacionadas ao Seguro de automóvel.

Como por exemplo batidas e colisões no trânsito.

É algo super comum de acontecer e a grande maioria das pessoas contrata um Seguro Auto com a cobertura de terceiros, exatamente para estarem cobertos caso haja colisão com outros veículos.

Mas tem uma pergunta que recebemos frequentemente dos nossos segurados: O Seguro auto cobre danos causados a familiares diretos?

Em outras palavras: O Seguro auto contra terceiros inclui familiares?

Vamos imaginar que você esteja em um almoço de família, estava manobrando e bateu na traseira do carro do seu irmão.

E essa batida acabou comprometendo o para-choque traseiro do carro do seu irmão, mas você lembra que tem a cobertura de terceiros do seu Seguro auto.

Nesse caso, será que a cobertura de terceiros do Seguro inclui familiares diretos?

Leia mais…

Mas afinal, Seguro Auto cobre danos aos familiares diretos?

Com certeza pode acontecer de você, acidentalmente, bater no carro do seu pai, irmão, esposa, filho ou qualquer outro familiar próximo.

Mas mesmo que você tenha um Seguro com a cobertura de terceiros e que você assuma a responsabilidade pelo ocorrido, a seguradora não irá arcar com as despesas.

Isso porque os familiares diretos do segurado (pai, mãe, avós, filhos, netos, cônjuges, irmãos, pessoas que morem ou que dependam financeiramente do segurado) estão excluídos da categoria de terceiros.

E por quê? O motivo dessa exclusão contra terceiros é basicamente diminuir o risco de haver fraudes nos processos de sinistro no Seguro Auto.

Há casos que familiares ou pessoas financeiramente dependentes do segurado pedem indenizações extremamente altas com a finalidade de dividir a quantia com o próprio segurado (o que categoriza em uma fraude).

Dessa forma, as Seguradoras também conseguem reduzir o valor do Seguro, pois haverá uma maior segurança na relação entre o segurado e a Seguradora.

Agora me conta, você já sabia disso ou é novidade para você?

Faz o seguinte, compartilhe esse post com alguém da sua família, combinado?

Espero você o próximo post, até mais 😊

Leia também: