Qual a diferença entre assistência e cobertura de um seguro auto?

Qual a diferença entre assistência e cobertura de um seguro auto?

Tempo de leitura: 2 minutos

Qual a diferença entre assistência e cobertura de um seguro auto?

Existe uma dúvida muito comum quando se vai contratar um Seguro automóvel e que a grande maioria das pessoas confundem: a diferença entre assistência e cobertura.

Muita gente pensa que os dois são a mesma coisa, mas na verdade são bem diferentes.

Apesar disso, a cobertura e a assistência têm algo em comum: ambos servem para beneficiar o segurado.

Mas vamos entender melhor quais são suas diferenças e funcionalidades dentro do Seguro auto.

O que é uma cobertura?

A cobertura está relacionada à perda ou ao dano do seu veículo, gerando a indenização.

Ou seja, é a proteção contratada pelo segurado que garante a indenização por parte da Seguradora em casos de sinistro.

Basicamente, a cobertura indica qual será a proteção que você terá ao contratar um Seguro.

Quando falamos do seguro de carro, existem as coberturas básicas que são:

  • Roubo/furto;
  • Colisão;
  • Incêndio;
  • Danos causados por terceiros;
  • Etc.

E existem as coberturas acessórias, que são aquelas que você poderá incluir na apólice do seu Seguro de acordo com suas necessidades, como:

  • Danos a vidros, faróis, lanternas e retrovisores.
  • Acidentes pessoais por passageiros (APP);
  • Etc.

Ao contratar o Seguro auto você também está contratando coberturas para determinados riscos, e cada uma das coberturas englobam um ou mais tipos de sinistros.

O que é uma assistência?

Tem uma finalidade diferente, é uma prestação de serviços oferecida pela Seguradora para situações emergenciais do seu dia a dia.

Esses serviços estão na sua apólice ou podem ser contratados de forma separada.

Dessa forma, o segurado pode acionar quando tiver imprevistos com o carro em momentos inesperados.

Dentre as assistências 24h, podemos citar:

  • Guincho;
  • Chaveiro;
  • Socorro eletromecânico;
  • Carro reserva;
  • Troca de pneus;
  • Etc.

Lembre-se que, na contratação do seu Seguro auto, é importante que você verifique as assistências 24h já oferecidas na apólice, pois existem as já incluídas e as que são adicionais.

Então, sempre analise quais assistências 24h vão de acordo com a sua necessidade, e caso precise incluir novos serviços (mais dias de carro reserva, assistência residencial e outros, por exemplo) é necessário adicionar na hora da contratação.

Agora você já sabe a importância e para que servem as coberturas e assistências do seu Seguro.

Então, fique muito atento desde a cotação até o momento de fechamento do seu Seguro auto para estar sempre amparado em casos de sinistro e imprevistos.

Mas me fala uma coisa, você ficou com alguma dúvida sobre quais assistências e coberturas seriam ideias para você?

Que tal uma ajuda extra?

Entre em contato conosco para que possamos te auxiliar, será um grande prazer 😊

Leia também: