Seguro foi feito para te proteger de 3 coisas

Seguro foi feito para te proteger de 3 coisas

Tempo de leitura: 3 minutos

Seguro foi feito para te proteger de 3 coisas

Quando falamos em seguro, logo vem à cabeça seguro de carro, não é mesmo?

Isso porque o seguro auto é um dos mais populares entre as pessoas.

Mas o seguro não se limita somente ao ramo automotivo, tem diversas outras áreas que muitos desconhecem e que garante proteção para residências, condomínios, empresas e até mesmo no ramo profissional, entre outros.

A verdade é o seguro (seja ele de qualquer ramo) é de suma importância e em sua grande maioria é indispensável.

Pois além de te trazer maior segurança e proteção, o intuito também é te resguardar de possíveis prejuízos que você possa ter.

Como é o caso de uma batida de carro/moto no trânsito (seguro auto), roubo/furto da sua residência (seguro residencial), danos que um profissional liberal pode causar na sua prestação de serviços a um cliente de forma não intencional (RC Profissional) etc.

Enfim, o Seguro em si é extremamente necessário, pois além de segurar o seu bem, ele também te protege de prejuízos que você possa ter caso imprevistos aconteçam.

O Seguro foi feito para te proteger de 3 coisas!

De forma resumida e objetiva podemos dizer que o seguro foi feito para te proteger dessas 3 coisas:

  • Imperícia

É a falta de habilidade específica e/ou falta de conhecimento para a realização de uma atividade técnica, ou seja, é quando alguém que deveria ter domínio sobre uma determinada coisa e não tem.

Exemplo: um cirurgião plástico que fez um procedimento e cause deformidade em um paciente (um caso do Seguro RC Profissional).

  • Negligência

Quando é deixado de tomar uma atitude ou de apresentar uma conduta que era esperada para a situação (omissão e falta de observação/conhecimento).

Ou seja, deveria ter se atentado para que uma situação não acontecesse, mas por descuido deixa acontecer.

Exemplo: uma pessoa que vai fazer uma viagem sabendo que o carro está precisando de uma manutenção específica no câmbio, por exemplo, e no trajeto da viagem teve problemas ao trocar de marcha e cause um acidente, ocasionando no ferimento de todos os passageiros do veículo (um caso de Seguro auto).

  • Imprudência

Diferente da negligência, a imprudência seria uma ação realizada de forma precipitada e sem cautela, ou seja, a pessoa até tem conhecimento do risco/perigo e mesmo assim praticou (em muitos casos, agiu com má fé).

Exemplo: um motorista de carro/moto que não respeitou a sinalização e passou no sinal vermelho, causando um atropelamento de um pedestre que estava atravessando na faixa (outro caso de seguro auto/moto).

Para finalizar, você viu como em diversas áreas o seguro se faz necessário? Não somente para o segurado (quem contrata), mas também para um terceiro que pode ser prejudicado por uma ação involuntária do segurado.

Então, lembre-se: o seguro jamais é um gasto ou desperdício, mas sim um investimento que garante a sua proteção e segurança.

Leia também: