Atenção! O Seguro não é tabelado

Atenção! O Seguro não é tabelado

Tempo de leitura: 3 minutos

Atenção! O Seguro não é tabelado

Quantas vezes você fez essa pergunta para algum Corretor “quanto fica o Seguro do meu carro/moto?” ou “Tenho uma casa na praia, qual é o valor do Seguro Residencial?”.

Ou então tenta pesquisar na internet o valor do Seguro do modelo do seu veículo para ver se vale a pena contratar.

Mas me conte uma coisa, dificilmente você conseguiu achar um valor estipulado para o Seguro que você deseja contratar, não é verdade?

E isso é porque Seguro não é tabelado, ou seja, não existe um valor fixo do Seguro.

E isso vale para a grande maioria de ramos de Seguro: auto, moto, frota, bike, residencial, empresarial, seguro de vida, seguro fiança, equipamentos portáteis, etc.

Mas não fique chateado e nem frustrado com essa notícia, existe uma razão muito coerente para isso.

E eu vou te mostrar para que você entenda o motivo (prometo que vai fazer muito sentido).

Continue lendo…

Por que o Seguro não tem um valor definido?

Existe um cálculo chamado cálculo atuarial, que se utiliza das Ciências Atuariais (probabilidade, matemática, estatística, finanças, economia, computação etc.) para avaliar riscos na indústria de Seguros.

Como o próprio nome sugere, o cálculo atuarial no Seguro ajuda a avaliar e precificar os custos a serem pagos por você (segurado).

Exatamente por isso que essa ciência existe, para mensurar os riscos assumidos pelas Seguradoras e calcular as probabilidades associadas a possíveis eventos.

Além de levar em consideração o perfil do Segurado (como é no caso do Seguro de automóvel/moto que analisa o perfil do motorista), um dos principais fatores que determinam o valor do Seguro é baseado nos riscos (possíveis sinistros).

Veja alguns exemplos de sinistro no Seguro:

A partir desses fatores, o Seguro estabelece o dimensionamento de prêmios, indenizações e benefícios (de acordo com o estudo das ciências atuariais).

Uma observação a ser feita é que, o atuário é um profissional do Mercado Segurador especializado para atuar nesse estudo, interessante né?

Outro detalhe que as Seguradoras levam em consideração para precificar o seu Seguro está relacionado a assuntos administrativos.

São os custos operacionais, despesas com sinistros, pagamento de impostos, comissões dos corretores e muitos outros.

Cabe a cada Seguradora determinar quais são os seus custos e dissolver isso entre os segurados.

Resumidamente, a ciência atuarial é bem complexa e é por isso que há grande divergência no valor do Seguro entre as Seguradoras (ou seja, varia de Cia para Cia).

Agora faz sentido o porquê de tantas perguntas no questionário da Seguradora para calcular o valor do seu Seguro, não é verdade?

Me diz uma coisa, você já imaginava que seu Seguro era baseado em tantas informações para determinar o valor final? Deixe nos comentários.

Espero você no próximo post (lembrando que liberamos artigos novos todas às quintas-feiras às 10h) 😊

Leia também: