O que deixa o Seguro de carro mais caro?

O que deixa o Seguro de carro mais caro?

Tempo de leitura: 3 minutos

O que deixa o Seguro de carro mais caro?

Quantas vezes você já perguntou a um corretor de seguros “quanto fica o seguro do meu carro?” ou então pesquisou na internet o valor do seguro do seu veículo para ver se valia a pena contratar.

Bom, o aumento significativo na venda de veículos seminovos e usados, registrando um crescimento de 22,2% nos dois primeiros meses deste ano, segundo a Fenauto, impactou diretamente nos custos dos seguros.

O aumento do valor Fipe dos carros usados nos últimos anos contribuiu para o encarecimento dos seguros, elevando as taxas de roubos e furtos, o que, por sua vez, aumentou a sinistralidade geral, um fator decisivo para a inflação nos seguros, segundo pesquisa da InfoMoney.

Mas, além disso, existem outros fatores que podem deixar o seguro de um carro mais caro, continue lendo…

6 Coisas que deixam o Seguro do seu carro mais caro:

1 – Perfil do motorista: Idade, sexo, estado civil e tempo de habilitação influenciam diretamente no custo do seguro.

2 – Modelo e marca do carro: Alguns carros, dependendo da marca e modelo (dependendo do valor da tabela Fipe) e por serem mais visados por ladrões ou com alto custo de reparo, tendem a ter seguros mais caros.

3 – Histórico de sinistros: Ter tido sinistros anteriores pode resultar em um seguro mais caro.

4 – Região de residência: Morar em áreas com maior índice de sinistros pode aumentar o preço do seguro.

5 – Franquias e coberturas adicionais: Quando a franquia é menor, influencia no valor do seguro e a inclusão de coberturas extras pode encarecê-lo também.

6 – Tipo de utilização do veículo: Se o carro é utilizado para fins comerciais ou para ir e voltar ao trabalho, o seguro pode ser mais caro.

Como é calculado o valor do Seguro?

A precificação do seguro automotivo é feita com base no cálculo atuarial, baseado nas Ciências Atuariais, que utiliza diversas disciplinas (probabilidade, matemática, estatística, finanças e outras áreas) para avaliar e precificar os custos dos seguros.

Ao estabelecer o valor do seu seguro, as Seguradoras consideram uma variedade de fatores, como: o perfil do segurado, idade, sexo, estado civil e tempo de habilitação, além disso, fatores como o modelo e marca do carro, histórico de sinistros e outros, pois tudo isso influencia diretamente no custo.

E um ponto essencial é o cálculo baseado nos riscos.

As Seguradoras analisam a probabilidade de ocorrência de sinistros com base nessas variáveis. Quanto maior o risco percebido, maior será o custo do seguro.

Portanto, é crucial não mentir na cotação, pois além de ser considerado fraude, pode resultar na perda da indenização em caso de sinistro.

Por exemplo, se você usa o seu carro para ir e voltar ao trabalho, mas na cotação alegar que usa somente para lazer, caso ocorra um sinistro durante o trajeto para ir ao seu trabalho (como uma colisão), você poderá perder a indenização. Fique atento(a) a isso.

Você já imaginava que era assim para determinar o valor do seu seguro? Deixa nos comentários!

Gostaria de uma cotação para manter o seu veículo protegido? Entre em contato conosco para que possamos te atender, vai ser um prazer!