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Por que carros elétricos não podem ser rebocados?
Embora ainda seja minoria em nosso país, os carros elétricos já são uma realidade.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), aproximadamente 30.445 veículos eletrificados (híbridos e totalmente movidos a bateria) foram vendidos no país entre janeiro e novembro de 2021, o que representa um aumento de 74% sobre os emplacamentos do mesmo período de 2020 (15.565 unidades).
Entretanto, os carros elétricos ainda geram muitas dúvidas, pois esse tipo de veículo possui algumas particularidades.
É normal um veículo apresentar falhas mecânicas ou simplesmente ficar sem bateria.
Mas o que fazer quando um carro elétrico ficar sem bateria ou apresentar defeitos mecânicos no meio de cidades, estradas e rodovias?
Quais medidas precisam ser tomadas?
Diferente de um veículo convencional, o carro elétrico não pode ser rebocado em caso de pane ou falta de carga na bateria.
Vamos entender o porquê?
Continue a leitura…
Afinal, por que carros elétricos não podem ser rebocados?
O maior empecilho para os usuários de veículos elétricos no nosso país é a estrutura limitada de recarga.
É claro que existem os carregadores domésticos e os pontos de recarga instalados em alguns locais públicos (como postos, shoppings, etc.).
Porém o alcance para esses veículos fica bem limitado exatamente pela escassez de locais de recarga.
E fazer longas viagens com um carro movido a eletricidade pode acabar sendo uma adversidade e tanta.
Caso haja uma pane ou problemas mecânicos, os carros elétricos não podem ser rebocados e também não é possível realizar a famosa “chupeta”.
Acontece que, diferente dos veículos que são movidos a combustão, os carros elétricos não possuem as mesmas configurações do conhecido ponto neutro (ou ponto morto) da embreagem.
O chamado ponto neutro/morto, que existe nos carros a combustão, é o que faz com que a placa de embreagem se desengate do motor e deixe as rodas livres para girar, o que permite que o carro seja rebocado sem grandes problemas.
Nos carros elétricos, a marcha neutra funciona apenas para desconectar os freios e permitir que o carro seja empurrado por poucos metros, até o guincho do tipo plataforma (aqueles em que o veículo vai parado em cima do reboque, e não sendo puxado).
Isso porque a bateria de um veículo elétrico é totalmente diferente e bem mais pesada do que um veículo tradicional.
Dessa forma, a quantidade de energia que será utilizada também será bem maior em comparação a veículos convencionais.
Mas fique tranquilo, pois você não estará em uma situação sem saída caso se depare com uma condição como essa (carro elétrico quebrado ou sem bateria).
A solução está em solicitar um guincho tipo plataforma.
Dessa forma, o carro elétrico ficará com as quatro rodas no chão, mas em cima de outro veículo.
E não precisará usar energia para se movimentar, que é o correto a se fazer!
Agora me responde, você já sabia disso ou é uma novidade para você?
Deixe nos comentários para interagirmos mais a respeito, que tal?
Até mais 😊