Tempo de leitura: 2 minutos
Nova categoria de CNH para motos
É sempre importante ficar atento às novidades e mudanças de trânsito, até para ficarmos atualizados e não correr o risco de sermos multados, não é verdade?
Hoje nosso artigo será voltado para os motociclistas e à atualização da nova categoria de CNH para motos.
Uma nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou a ser emitida em todo o Brasil no dia 1º de junho de 2022: A categoria A1.
Leia mais…
Você já conhece a categoria A1?
Mas afinal, o que seria a categoria A1?
É a habilitação para os veículos de até 125cc com restrições de potência e velocidade, conforme a convenção internacional.
Foi criada para que a nossa CNH siga o padrão internacional, em certas localidades e países a CNH A1 serve como uma porta de entrada para o mundo das motos.
Além disso, também foi adotada a opção ACC (autorização para conduzir ciclomotor), que são os ciclomotores (ou motos elétricas) de até 50 cc de cilindradas – mais conhecidas como cinquentinha.
Ou seja, quem tem ou pretende adquirir esse tipo de moto precisará ter a devida CNH para pilotar em conformidade – o que antes não era exigido, mas com essa categoria de habilitação se faz obrigatório.
Mas vale ressaltar que quem já possui a categoria A de habilitação, não precisará se preocupar em tirar outra CNH, pois a categoria A permite pilotar todos os tipos de motocicletas, e isso inclui ciclomotores.
Mas e quanto trocar de CNH? É obrigatório?
Apenas quem está tirando nova habilitação, emitindo segunda via ou renovando deverá passar para a versão atualizada.
Além disso, a atualização da nova CNH conta com a inclusão de novos itens, como: local de nascimento, nacionalidade e até mesmo identificação em línguas estrangeiras (em inglês e francês) na parte superior do documento.
Quantas mudanças para a categoria de motos, não é mesmo?
Agora me diz, o que você achou dessa nova categoria de CNH para motos?
Deixe aqui nos comentários e não esqueça de compartilhar esse artigo com alguém, okay?
Te vejo no próximo post 😊