Tempo de leitura: 3 minutos
Uma pessoa sem Seguro bateu no meu carro e quer pagar minha franquia, isso pode?
Durante o trânsito, pequenos acidentes podem acontecer, é algo mais comum do que pensamos.
Você pode estar parado no semáforo e um carro, acidentalmente, bater na sua traseira, ou estar em um cruzamento e alguém não respeitar a sua preferência e colidir no seu veículo.
Quem nunca se deparou com situações inesperadas no trânsito, não é verdade?
E se isso acontecer e você for a vítima, ou seja, não for o causador do acidente?
Uma dúvida muito frequente pode surgir: uma pessoa que não tem Seguro bateu no meu carro e quer pagar a minha franquia, isso pode?
Então vamos lá…
Entenda o que é a Franquia
Antes de falar quem paga pelos custos, é importante entender o que é e como funciona a franquia.
Basicamente, é uma participação financeira do segurado sempre que o carro sofre um sinistro com perdas parciais.
A franquia se resume na parte que você (que contratou o Seguro) irá pagar pelo dano causado ao veículo, enquanto a Seguradora paga a outra parte.
Mas, para a melhor compreensão desse assunto de uma forma exemplificada eu sugiro a leitura de um dos nossos posts “Entenda o que é franquia no seu Seguro”.
Mas afinal, uma pessoa sem Seguro que bateu no meu carro, pode pagar a minha franquia?
Depois de entender como a franquia funciona, fica bem mais simples compreender o restante do processo.
A franquia deve ser paga pelo segurado ao acionar o Seguro. Mas, e se ele não foi o causador do acidente?
É considerado o responsável pelo acidente quando alguém colide com seu automóvel, neste caso você é considerado “terceiro” no acidente.
Se a pessoa que colidiu com seu carro (o causador) tiver Seguro contra terceiros, pode acionar a Seguradora dele para que pague os prejuízos.
Dessa forma, o terceiro (que nesse caso é você – dono do carro danificado) não precisa se preocupar com gastos do prejuízo causado.
Mas, e se a pessoa responsável pelo acidente não tiver Seguro? Ele pode pagar a minha franquia?
A resposta é: não!
Isso porque a franquia é de responsabilidade do Segurado e nunca do terceiro.
Além disso, é considerado fraude o causador do acidente (que não tem Seguro) pagar a franquia da vítima (que tem Seguro).
O certo a se fazer é que as partes envolvidas negociem entre elas como farão e o causador do dano pagar o valor total do prejuízo.
Uma alternativa (não muito indicada) é você (vítima) acionar o seu próprio Seguro para arcar com os prejuízos causados, pagando assim a sua franquia.
Porém, além de sair no prejuízo por ter que pagar os danos que te causaram, você também perderá uma classe de bônus na renovação do seu Seguro.
Então, a recomendação é sempre entrar em um consentimento com o causador do acidente para que ele pague o valor devido dos danos e para que você não seja prejudicado.
Agora me diz, esse post foi útil? Tenho certeza de que você vai saber o que fazer caso se depare com uma situação como essa!
Deixe seu comentário e compartilhe esse artigo com um amigo, combinado?
Até mais 😊